Para quem gosta de um filme noir, como eu, The killers (1946), é uma bela pedida.
Os filmes noir se caracterizam por temas de suspense e assassinatos e o termo foi criado pelo francês Nino Frank em 1946, uma mistura do expressionismo alemão e do jogo de sombras e luzes das telas de Caravaggio, com a classificação noir somente se solidificando nos anos 70.
Nesse filme, baseado num conto de Ernest Hemingway, dois matadores chegam a uma cidade do interior para dar fim ao misterioso personagem conhecido como “o sueco” (interpretado por Burt Lancaster). Após o evento, um funcionário de uma agência de seguros tenta desvendar o que realmente aconteceu. No papel da mulher fatal (típicas nos filmes noir) está Ava Gardner.

O filme ganhou o Oscar de melhor direção para o alemão Robert Siodmak, trilha sonora (Miklós Rózsa), montagem (com vários flash backs) e roteiro adaptado (sendo um dos roteiristas John Huston) .
Uma curiosidade sobre o ator Lancaster é que antes de estrear no cinema, aos 30 anos, foi artista circense tendo ganho o urso de prata em Berlim pela sua atuação em Trapeze (1956), onde ele próprio realizou as acrobacias exigidas no filme.
Por Marcelo Beckhausen1Marcelo Beckhausen é Procurador Regional da República na PRR4, professor de Direito Constitucional na Unisinos e colaborador do DeC.