A peste da insônia
A Fundación Gabo – instituição criada em 1995, pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, com a finalidade promover um melhor jornalismo e estimular a criatividade – divulgou o curta “La peste del insomnio” (A peste da insônia), produzido e dirigido pelo venezuelano Leonardo Aranguibel.
O vídeo conta com a participação de mais de 30 atrizes e atores da América Latina (entre eles Ricardo Darín e Alicia Braga) e imagens atuais de cidades como São Paulo e Bogotá. Busca despertar a esperança em meio à crise sanitária e econômica desencadeada por COVID-19, através da leitura ou interpretação de trechos da obra de García Márquez, que falam da doença do esquecimento que atinge Macondo, cidade imaginária do romance “Cem Anos de Solidão”.
As reflexões do confinamento no realismo mágico servem de contraponto para os dias atuais. Nas palavras do diretor: “Estamos viviendo un momento muy difícil pero está en nosotros que amanezca más tarde o más temprano, así que hemos querido, en medio de este confinamiento, recordar que el sol siempre vuelve a salir”.
Aproveite o chazinho, sem moderação.