Livros de janeiro 2021

surfando livros

Ano novo e seguimos compartilhando nossos livros adquiridos (nosso book haul mensal).

Não necessariamente indicações, mas livros que entendemos que merecem estar em nossa biblioteca pessoal. E que 2021 seja um ano de muita saúde e leituras!

Os livros de janeiro foram escolhidos após a invasão do Capitólio pelos Garotos Orgulhosos e pela MAGA. O livro do Cal Newport evidencia os recursos que as redes sociais usam para nos induzir ao vício e também o modo como elas nos influenciam. Também traz dicas para os rebeldes que, como eu, querem se libertar do vício. Já o livro do Byung-Chul Han faz a análise política e filosófica do atual estado de coisas, num momento em que a Big Tech é o senhor de tudo e de todos. Que a força esteja com todos nós!

Um livro pequenininho, de um grande autor e com um tema mais do que atual. Despertou minha atenção na mesma hora em que o vi. Respeito e tolerância resumem tudo – ou quase tudo – o que a sociedade precisa para retomar o caminho do progresso humano.

Sobre os ossos dos mortos é o primeiro livro que compro da polonesa Olga Tokarczuk, ganhadora do Nobel de Literatura em 2018 (que, confesso, desconhecia completamente até então). Um mistério policial, no ritmo de uma fábula meio macabra, ou bem mais que isso.

Como o ciclo das flores, murchar, cair, enraizar, crescer e florescer, assim está dividido este livro de poemas de Rupi Kaur, poeta feminista contemporânea, que nos leva à reflexão sobre crescimento, amadurecimento e cura.

Ilustração do post Dale Edwin Murray