Escutando a solidão.
John Cazale, Gene Hackman, Robert Duvall (em rápida aparição) e um novato Harrison Ford estrelam The Conversation (A conversação) candidato ao Oscar de melhor filme em 1975.

É um thriller sobre um investigador particular, especialista em escutas, Harry Caul (Hackman, excepcional) que grava os diálogos de um casal a mando de um grande executivo.
Contratado para invadir a privacidade dos dois personagens Harry passa a refletir e se interrogar sobre qual o destino a ser dado para as gravações, passando a temer pela sorte dos seus investigados.

Uma trama que relaciona a dimensão pessoal de solidão preenchida pela dinâmica da vida alheia.
Os três minutos iniciais são geniais: em uma praça pública, local onde se encontra o casal, Harry é acompanhado por um artista de rua, um mímico que copia silenciosamente todos seus passos, como um detetive metafórico.
A temática foi revitalizada pelo oscarizado A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen, 2006).
Dirigido por Francis Ford Coppola o filme é uma obra prima mas resta apagado pela saga da família Corleone e por Apocalipse Now, todos dos anos setenta.
Disponível no Telecine.
Por Marcelo Beckhausen1Marcelo Beckhausen é Procurador Regional da República na PRR4, professor de Direito Constitucional na Unisinos e colaborador do DeC.